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quarta-feira, 7 de março de 2012

Críticas e Criticas

Críticas e Criticas recebê-las de forma construtiva e elegante faz parte de quem trabalha independentemente da profissão.


Principalmente quando se trabalha em equipe ou mesmo com atividades ligada ao publico, não quer dizer que seja justa. Lidar com as criticas nem sempre é tarefa fácil, até porque mais pessoas age de forma incisiva quando é criticado(a). E tenta provar que a pessoa que criticou estava errada.


"Aceitar as críticas é como o diamante aceita a lapidação, deixarás de ser bruto para ser brilhante."

Na maioria das vezes as críticas tende a observar oportunidades importantes para o crescimento e aprendizado, e em outras elas são um genuíno meio de identificar e corrigir desconformidades no serviço prestado.

Também em muitos casos as críticas nada acrescentam, ou muitas vezes dirigidas à pessoa errada, você também terá que suportá-las.
Você sempre deve reagir de forma construtiva as criticas que lhes são dirigidas de forma elegante e sincera.
A seguir texto na integra do site 1emprego.com.br onde aborda o tema de forma brilhante.

Comece por segurar a reação: conte até dez, deixe passar 2h, aguarde para responder só amanhã… Sua primeira reação pode tender a ser muito mais emocional do que racional, e reduzir a chance de resolver algum eventual problema real, ou de ter algum aprendizado com a experiência. Às vezes é necessário morder a isca e entrar em um bate-boca, mas se você entrar em todos eles, pode até “ganhá-los” várias vezes, mas progredirá menos. Reagir a provocações pode ser importante, mas não é boa estratégia – quem sempre reage pode ser facilmente manipulado e conduzido.

Nunca desperdice o feedback: por mais mal-educada e inapropriada que a crítica seja, ela traz em si algum feedback – sobre o seu serviço, sobre você mesmo ou até sobre a pessoa que está criticando. Identifique-o, e atue sobre ele, mesmo que você não vá responder ao autor.

Sempre agradeça, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. A crítica é um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar. Agradecer, e de fato levar em conta a informação recebida, pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando você tem certeza de que, a longo prazo, você será cada vez mais bem-sucedido na iniciativa que está sendo criticada.

Identifique o núcleo da questão. Muitas vezes, uma crítica válida vem embalada em uma série de camadas de ofensas. Identificar e responder somente à crítica que é o centro da questão é uma forma energeticamente econômica de passar a mensagem de que o reclamante não está à altura de ofendê-lo, e de que manifestações futuras podem se concentrar no aspecto crítico da questão, dispensando as tentativas de ofender, porque elas não colam mesmo.

As críticas viciosas são reflexos de problemas de quem está criticando, e não de algo que a pessoa que está sendo criticada fez, ou deixou de fazer.
Visite o site: 1emprego.com.br
Caso queira fazer alguma critica é só comentar abaixo.

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